Breves2022-04-08T10:26:27+01:00

Breves

Para manter um contacto próximo com a população, levamos a cabo atividades no exterior por forma a propagar o espírito, a rede comunitária e o sentimento de pertença territorial.

Veja as últimas ações de rua, visitas a radares comunitários, contactos presenciais individualizados ou a participação da equipa em eventos da comunidade.

Projeto RADAR reforça rede de Radares Comunitários no Lumiar

20 de Setembro de 2024|

O Projeto RADAR, em parceria com a Junta de Freguesia do Lumiar e a 19.ª Esquadra da PSP de Telheiras, realizou, no passado dia 20 de setembro, uma ação em mancha, visitando mais de cem estabelecimentos do comércio local que atuam como Radares Comunitários. Durante a iniciativa, os comerciantes foram sensibilizados para a importância das redes de proximidade no bem-estar e segurança dos seus fregueses, sobretudo os mais velhos. Além de sinalizar situações de eventual vulnerabilidade entre a população 65+, foram também recolhidas informações sobre respostas informais que podem ajudar a promover a permanência destas pessoas no seu contexto de vida. A ação resultou ainda na integração de cerca de cinquenta novos estabelecimentos na Plataforma Digital do RADAR, reforçando a rede de apoio comunitário. Este esforço conjunto fortalece a articulação entre instituições e promove uma abordagem preventiva e comunitária, essencial para a coesão social.

Ação de Rua em Alcântara

19 de Setembro de 2024|

Foi no passado dia 19 de setembro que o Projeto RADAR realizou uma ação de rua na Travessa do Giestal, em parceria com a PSP, na freguesia de Alcântara. Durante a ação, foram contactadas 20 pessoas com mais de 65 anos, das quais 15 já estavam registadas no projeto, enquanto cinco optaram por não integrar a iniciativa. Aos não aderentes foram deixados os contactos do informativo Radar. Além disso, foi aplicado o Índice de Vulnerabilidade de Idosos (IVI), uma ferramenta que permite avaliar a vulnerabilidade social nesta faixa etária, reforçando a importância de um acompanhamento contínuo e uma intervenção preventiva na cidade de Lisboa.

Tertúlia Café Radar no Centro Intergeracional Ferreira Borges

17 de Setembro de 2024|

No dia 17 de setembro, o Projeto Radar organizou mais uma edição da Tertúlia Café Radar, desta vez no Centro Intergeracional Ferreira Borges. O evento contou com a participação de entrevistados da Plataforma Radar, que tiveram a oportunidade de conhecer o centro e interagir com os utentes do centro de dia. A atividade principal foi um quiz de música portuguesa, que foi um verdadeiro sucesso entre os participantes. Além disso, todos puderam ouvir músicas da infância, que trouxeram à memória momentos nostálgicos e felizes. A tertúlia terminou com um convívio e um lanche, oferecido pelo Projeto RADAR e pelo Centro Intergeracional, promovendo momentos de partilha e interação entre os presentes.

Projeto RADAR Apoia Rastreios Visuais na Quinta do Loureiro

17 de Setembro de 2024|

No passado dia 17 de setembro o RADAR marcou mais uma vez presença nos Rastreios Visuais promovidos pela Gebalis e pela empresa Your Care, desta vez na Quinta do Loureiro. Esta iniciativa aberta a toda a comunidade permite cuidar da saúde e bem-estar dos moradores, levando os serviços até junto das pessoas. O Projeto RADAR esteve a apoiar na dinamização dos rastreios e realizou ações de divulgação junto dos fregueses, reforçando a sua missão de apoio à população.

Ação de Rastreios de Saúde no Beato

11 de Setembro de 2024|

No dia 11 de setembro, a Unidade Móvel do Projeto RADAR, em parceria com a Junta de Freguesia do Beato e a ONG Social Generation, realizou uma ação de sensibilização e rastreios de saúde no Beato. Foram efetuados rastreios de glicemia e medições de tensão arterial a mais de 30 pessoas. Durante a iniciativa, foram também entregues apoios alimentares a várias pessoas em situação de vulnerabilidade, numa ação conjunta que visou combater o isolamento social e apoiar as necessidades da população local.

Ação de Rua conjunta com Junta de Freguesia da Ajuda

11 de Setembro de 2024|

Na passada quarta-feira, 11 de setembro, o RADAR esteve na freguesia da Ajuda, na Rua General José Paulo Fernandes, juntamente com duas técnicas focal point da Junta de Freguesia, a realizar uma ação de rua com o objetivo de visitar a população 65+ já integrada no projeto e proceder à realização de novas entrevistas. Foi ainda possível visitar alguns Radares Comunitários, estabelecimentos do comércio local que, numa freguesia onde se preserva o espírito comunitário, bairrista e de entreajuda, são muitas vezes a rede de suporte daqueles que se encontram mais dependentes e / ou isolados.