Breves2022-04-08T10:26:27+00:00

Breves

Para manter um contacto próximo com a população, levamos a cabo atividades no exterior por forma a propagar o espírito, a rede comunitária e o sentimento de pertença territorial.

Veja as últimas ações de rua, visitas a radares comunitários, contactos presenciais individualizados ou a participação da equipa em eventos da comunidade.

Reunião do Atendimento Integrado de Campo de Ourique

28 de Fevereiro de 2024|

As reuniões do GT de Atendimento Integrado acontecem sempre na última quarta-feira do mês. Os encontros são dinamizados pela Junta de Freguesia de Campo de Ourique, sendo que o último aconteceu no passado dia 28 de fevereiro. Nele participaram os MIPP (da 24.ª esquadra), a Cruz Vermelha Portuguesa, a assistente social da USF de Santo Condestável, o Projeto Radar e a equipa da UDIP Descobertas da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O objetivo centrou-se no debate de casos práticos de situações que cada entidade estivesse (e esteja) a resolver no momento. O momento foi de partilha e discussão para que todos os parceiros pudessem dar o seu parecer, evitando, assim, sobreposição de serviços e recursos.

Tertúlia “Café Radar” em Alvalade

21 de Fevereiro de 2024|

O Upfarming, projeto de hortas verticais, cujo objectivo se centra no envolvimento da comunidade na criação de hortas urbanas sustentáveis, em colaboração com os alunos da Escola EB Dom Luís da Cunha, foi apresentado no passado dia 21 de fevereiro naquela freguesia.

Unidade Móvel – Rastreio com a Fundação Portuguesa de Cardiologia

16 de Fevereiro de 2024|

O Largo de São Mamede foi palco de uma ação de sensibilização aos seniores 65 + anos com vários rastreios, entre eles, a Fundação Portuguesa de Cardiologia, com medição da tensão arterial, medição da cintura, peso e glicemia. Também a junta de freguesia de Santo António participou através do projeto Farol, na realização de pequenos questionários sobre a saúde mental, que contou com a presença de 24 fregueses.

Reunião do Grupo de Envelhecimento da Comissão Social da Freguesia de São Domingos de Benfica   

16 de Fevereiro de 2024|

O Grupo de Envelhecimento da Comissão Social da Freguesia de São Domingos de Benfica reuniu-se, no passado dia 16 de fevereiro, com o Centro Social Paroquial de São Tomás de Aquino, o Centro Social Paroquial de São Domingos Benfica, o Centro Social Polivalente do Bairro das Furnas - Espaço convida, com o MIPP/PSP e com o Núcleo de Intervenção Social de Apoio ao Cidadão (NISAC) nas instalações da respetiva junta. O Projeto Radar marcou presença na ocasião, enquanto parceiro atuante no território. Foi um momento no qual se transmitiram as necessidades e especificidades da freguesia, procurando fomentar sinergias interinstitucionais correspondentes às expectativas das pessoas 65+. Atualmente, estão a ser elaboradas propostas que visam a coordenação de esforços no sentido de garantir uma longevidade/envelhecimento saudável e que contribuam para a permanência desta população no seu meio natural de vida.

Cerca de 50 idosos integrados no RADAR numa ação em Santo António

30 de Janeiro de 2024|

A 2.ª “Ação em Mancha” na freguesia de Santo António resultou na integração de cerca de 50 pessoas 65+ na plataforma RADAR. Estiveram presentes 12 mediadores de proximidade e uma equipa da Ação Social da Freguesia de Santo António, acompanhados por agentes da PSP, que visitaram vários fregueses com mais de 65 anos, com o intuito de dinamizar o projeto e oferecer respostas aos desafios da longevidade.

Comissão Social de Freguesia de Benfica

23 de Janeiro de 2024|

No dia 23 de janeiro, o Projeto Radar esteve presente na Comissão Social de Freguesia, na freguesia de Benfica. A reunião pretendeu apresentar os objetivos de desenvolvimento sustentável, do BIS (Banco de Ideias Sociais) e dos eixos de intervenções existentes. Estiveram presentes 29 instituições de Benfica, cujos elementos foram agrupados por grupos de trabalho: saúde mental, envelhecimento ativo e saudável, cidadania, educação e projetos. O projeto Radar está inserido em dois grupos de trabalho: envelhecimento ativo e saudável e saúde mental. Como último ponto de discussão foi apresentado o planeamento do Diagnóstico Social que será realizado com as pessoas a título individual, instituições e comunidade.