Breves
Para manter um contacto próximo com a população, levamos a cabo atividades no exterior por forma a propagar o espírito, a rede comunitária e o sentimento de pertença territorial.
Veja as últimas ações de rua, visitas a radares comunitários, contactos presenciais individualizados ou a participação da equipa em eventos da comunidade.
Projeto RADAR marcou presença em seminário
A participação neste evento permitiu divulgar o projeto RADAR e o Programa Lisboa, Cidade de Todas as Idades, enquanto iniciativa que procura transformar a cidade de Lisboa num espaço de vida ativa, autónoma e de participação de todas as pessoas, dando destaque à população 65+.
Ação em Mancha em Campolide
No passado dia 15, decorreu mais uma Ação em Mancha do Projeto RADAR, desta vez em Campolide. A atividade possibilitou a integração na plataforma RADAR de 52 novas pessoas com 65 e mais anos residentes nesta freguesia. Foi possível também revisitar e auscultar as necessidades biopsicossociais de cerca de 40 moradores desta freguesia, já anteriormente integrados no projeto RADAR. Esta ação permitiu, de igual modo, sensibilizar a população abrangida (e seus vizinhos) para os propósitos do projeto RADAR, nomeadamente no que diz respeito a uma vizinhança ativa e preocupada com os demais.
Ação de sensibilização em Santa Maria Maior
A Unidade Móvel do Projeto RADAR esteve em Alfama, freguesia de Santa Maria Maior, no dia 9 de novembro, numa ação cujo principal objetivo foi o de sensibilizar a população para os propósitos do Projeto, em colaboração com a Junta Freguesia de Santa Maria Maior e com a PSP, através dos Agentes do Policiamento de Proximidade da 2.ª Esquadra da Baixa Pombalina. Paralelamente, a PSP elucidou a população 65+ para a importância da pulseira “Estou Aqui Adultos” - ou seja, caso um adulto experiencie eventual desorientação na via pública, esta pulseira permite a sua correta identificação bem como o contacto célere com um familiar. Foram também realizadas avaliações auditivas gratuitas à população circundante promovidas pelo radar comunitário Audio2Saude.
Ação de sensibilização na freguesia da Misericórdia
A propósito do Dia Mundial do AVC a 29 de outubro, a Junta de Freguesia da Misericórdia organizou uma ação de sensibilização sobre este tema, dinamizada por Luís Negrão, da Fundação Portuguesa de Cardiologia. Nela participaram pessoas inseridas nas atividades da Junta assim como utentes do centro de dia do Centro Social e Paroquial de Santa Catarina. Esta sessão foi possível graças à parceria entre o Radar e a Fundação Portuguesa de Cardiologia, e na qual se falou de assuntos importantes e sérios de forma descontraída e divertida. Todos os participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e esclarecer questões sobre o tema.
Celebração do Mês do Idoso – Ida ao Oceanário
Numa organização da Gebalis e da Associação Mulheres Sem Fronteiras, moradores com mais de 65 anos do Bairro Bensaúde, da freguesia de Olivais, celebraram o Mês do Idoso com uma ida ao oceanário. Estes moradores reúnem-se mensalmente, numa tertúlia intitulada "Velhos São os Trapos" para discutir a sua vivência no bairro e como envelhecer de maneira ativa.
Convívio em Campo de Ourique celebra Mês do Idoso
Os parceiros do grupo de trabalho de idosos da Junta de Freguesia de Campo de Ourique, RADAR, Centro Intergeracional Ferreira Borges, Fundação Lar de Cegos e Centro de Dia de Santa Isabel da Cruz Vermelha juntam-se, todos os anos, para desenvolverem atividades e jogos com idosos da freguesia de Campo de Ourique. Este ano, prosseguindo a mesma dinâmica, o momento culminou com um lanche-convívio, que juntou 35 participantes, numa celebração do Mês do Idoso.