Em maio, o RADAR prosseguiu a sua missão: cuidar da população 65+ de Lisboa

3 de Junho, 2022
colete com o logotipo do projeto radar

De modo a manter um contacto próximo com a população 65+ do concelho de Lisboa, o Projeto RADAR percorre todas as freguesias de Lisboa com o objetivo de ajudar quem mais precisa

As ações de rua realizadas pela equipa do projeto pretendem ser um meio de consolidação da abordagem territorial e exponenciação do contacto com a população. Além disso, o RADAR tem conseguido sensibilizar os moradores e comerciantes de Lisboa para a importância de manter um olhar atento para a deteção de sinais de vulnerabilidade das pessoas que nos rodeiam.

Desde 2018, ano em que o RADAR foi lançado, que o projeto, pioneiro em Portugal, tem vindo a solidificar laços não só com a população +65 anos que reside na cidade de Lisboa, mas também com as várias entidades que operam na capital.

Entre as várias iniciativas realizadas pelo Radar durante o mês de maio destacam-se:

Parque das Nações
Nos dias 10 e 17 de maio, o RADAR, juntamente com a Junta de Freguesia do Parque das Nações, a Gebalis e a PSP, realizou ações de rua no Parque das Nações, efetuando novos contactos com pessoas 65+ que permitiram a integração destas pessoas na Plataforma Radar, de modo a prevenir situações de risco. No dia 10 de maio foi possível contar com a presença de uma enfermeira voluntária, da parte da Junta de Freguesia do Parque das Nações, que durante a ação esclareceu a população sobre dúvidas relacionadas com a área da saúde.

São Vicente
Com o objetivo de revisitar radares comunitários e auscultar pessoas 65+ em eventual situação de vulnerabilidade, a equipa do RADAR realizou uma ação de rua, no dia 11, na freguesia de São Vicente. Esta visita revelou-se proveitosa, uma vez que permitiu sinalizar idosos que ainda não estavam integrados na plataforma. Foi ainda possível escutar o comércio local no que se refere às suas perceções acerca da eficácia do projeto nesta freguesia de Lisboa. A ação fortaleceu os laços de proximidade entre a equipa do Radar e os comerciantes locais, que melhor conhecem as particularidades da população-alvo a que este projeto se destina.

Alvalade
A 9 de maio, a equipa do RADAR uma ação de sensibilização no Espaço Briosos Alvalade, da junta de freguesia local. Esta focou-se na apresentação do Projeto Radar, sob o mote “todos podemos ser radares” no sentido de contribuir para o bem-estar e qualidade de vida da população 65+. Muitos alunos já se encontravam inscritos na Plataforma Radar, mas após esta ação foi possível inscrever ainda mais.