Equipas de Apoio a Idosos têm papel fundamental na consolidação do projeto RADAR

13 de Julho, 2022
Radares andam na rua

Conhecem as pessoas, a sua realidade, as suas dificuldades e anseios. São o rosto, o cuidado e o abraço da Misericórdia de Lisboa. Falamos das Equipas de Apoio a Idosos da Santa Casa e do seu papel fundamental na consolidação do projeto RADAR.

Ninguém conhece melhor a realidade de cada freguesia, bairro ou rua. Sabem o número da porta de cada idoso acompanhado. Tratam a dona Cecília como se fosse da sua família. Ajudam o senhor João a tomar a medicação. Mais do que alimento, são o cuidado e o carinho dos que não têm mais ninguém. Dão ouvidos e voz à solidão. Ajudam nas coisas simples que, entretanto, com o passar dos anos, se tornaram mais difíceis. São a primeira e a última visita de muitos idosos durante o dia. São as Equipas de Apoio a Idosos (EAI) da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e, simultaneamente, parceiros do projeto RADAR. 

As Equipas de Apoio a Idosos da Santa Casa são altamente vocacionadas para apoiar e acompanhar idosos com mais de 65 anos. São profissionais de valências diferentes orientados para acolher, atender e acompanhar idosos com quadros caracterizados por isolamento, enorme complexidade e fragilidade.  Através do contacto direto privilegiado com o utente e com o seu meio envolvente, estas equipas possuem uma maior consciência das dificuldades existentes, colaborando na concretização e consolidação do projeto RADAR

 

Um parceiro preponderante do projeto RADAR 

As Equipas de Apoio a Idosos agilizam o processo de encaminhamento das pessoas 65+, trabalham na plataforma RADAR, assegurando a exponenciação das respostas específicas na área do envelhecimento. São fundamentais para a consolidação do projeto RADAR, contribuindo para a atualização da plataforma RADAR, bem como na sua participação nas ações de rua.

Acompanham e monitorizam a intervenção técnica, acompanhamento da gestão da plataforma, pela orientação e triagem da intervenção, fazendo o diagnóstico e plano de intervenção da pessoa 65+ ou para o novo utente PRIA (caso se verifique que deve ser seguido pela Santa Casa), realizam o encaminhamento para a resposta mais adequada, após efetuar avaliação técnica.

Para os responsáveis do RADAR “o trabalho desenvolvido pelas EAI, através das suas técnicas de intervenção, abordagens, discurso ‘desconstruído’, entre outros, permite-nos sublinhar que estas equipas têm uma importância muito significativa face aos desenvolvimentos demográficos evidenciados, enquanto parceiro preponderante do projeto RADAR e agente de intervenção no território.”

 

Equipas de Apoio a Idosos 

As Equipas de Apoio a Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa estão vocacionadas especificamente para apoiar e acompanhar cidadãos com mais de 65 anos que residam sozinhos ou acompanhados por outra(s) pessoa(s) do mesmo escalão etário. Estas equipas dão resposta fundamentalmente a situações de risco. Os casos podem ser identificados pelo próprio idoso, pela comunidade ou pelos demais serviços inerentes à população, nomeadamente a Polícia de Segurança Pública, as Juntas de Freguesia, a Proteção Civil, a Linha S.O.S, as Comissões Sociais de Freguesia, hospitais, entre outros.

As suas funções contemplam atendimentos sociais realizados nas próprias instalações da Unidade de Desenvolvimento e Intervenção de Proximidade (UDIP) de referência, nas visitas que podem ser ao domicílio, em hospitais, nas Estruturas Residenciais para Idosos (ERPIS), Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) ou em outras instituições.