Feira do Livro acolhe debate sobre a intergeracionalidade nos equipamentos da Santa Casa

23 de Setembro, 2022
*esspas visitam stand da Santa Casa na Feira do Livro

O projeto InterAge constitui uma das medidas do Programa Lisboa Cidade de Todas as idades, da Misericórdia de Lisboa.

No passado dia 5 de setembro, teve lugar no auditório da Feira do Livro de Lisboa a conferência com o tema: “Os novos desafios dos centros de dia – Espaços InterAge da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa”.

O evento contou com a presença de Elsa Maria Gaspar da Misericórdia de Lisboa, de Cristina Rocha, da Entre Idades”, e de Liliana Pina, do Museu Bordalo Pinheiro, num debate moderado por Hugo Caixaria, diretor do centro de dia Rainha D. Maria I, da Santa Casa, equipamento piloto na implementação do modelo InterAge. O evento terminou com uma atuação do grupo musical Ópera Wave.

Durante o debate foram discutidos alguns dos desafios e as potencialidades da implementação do modelo intergeracional nos centros de dia da instituição.

 

Espaços InterAge: abertos à comunidade e promotores do convívio entre gerações

O projeto InterAge constitui uma das medidas do Programa Lisboa Cidade de Todas as idades, no eixo da vida autónoma, e tem como objetivo central requalificar 20 centros de dia, transformando-os em espaços abertos à comunidade e promotores da solidariedade intergeracional.

Os 20 centros de dia da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa correspondem a cerca de um terço da resposta existente na capital. A requalificação destes centros será realizada por fases, até 2026, e representa uma considerável aposta da instituição.

Com uma nova abordagem de intervenção, centrado na pessoa e privilegiando a participação e o envolvimento de todos, os espaços InterAge trabalham em rede com as entidades locais, numa lógica de cogovernação, flexível e ajustada a cada território.

A requalificação incide em várias dimensões como obras de conservação do edificado, com a melhoria das acessibilidades e adequação das instalações sanitárias a pessoas com mobilidade reduzida, cozinha para confeção própria, adequação dos espaços exteriores (pisos antiderrapantes e nivelados) a instalação de hortas verticais, o redimensionamento e requalificação das equipas para uma resposta mais especializada e adequada aos novos perfis de beneficiários e a diversificação da oferta de atividades. Uma das fases já implementada nos 10 centros piloto foi precisamente a inclusão de terapeutas ocupacionais e psicólogos nestas equipas, o que permite fazer um diagnóstico mais rigoroso e adaptar o modelo de intervenção a cada pessoa.

Sendo a filosofia do InterAge “um espaço de todos e para todos”, os 20 centros de dia integrados neste projeto passarão a oferecer um leque variado, flexível e dinâmico de atividades e serviços, indo ao encontro das necessidades e desejos individuais.

O desenho do novo modelo de intervenção em centro de dia, publicado em 2021, foi resultado de uma metodologia participativa, que contou com o envolvimento de todos os intervenientes no processo e que pode ser consultado, aqui.