Livro Verde sobre o Envelhecimento da União Europeia

3 de Maio, 2021
senhora idosa a fazer ginástica em grupo

Em janeiro passado, a Comissão Europeia apresentou um Livro Verde para o Envelhecimento no sentido de promover um amplo debate político e da sociedade civil sobre os desafios e as oportunidades do envelhecimento da sociedade europeia.

No Livro Verde a Comissão Europeia descreve o impacto desta acentuada tendência demográfica sobre a nossa economia e a nossa sociedade e convida o público a expressar os seus pontos de vista sobre o modo de reagir a esta tendência, no âmbito de uma consulta pública, com duração de 12 semanas.

Neste sentido, todos os agentes públicos e privados, bem como as partes interessadas (autoridades públicas nos Estados-Membros, autoridades regionais e locais, parceiros sociais, incluindo os setores da saúde e cuidados, educação e formação, organizações empresariais, universidades, especialistas e think tanks…) foram convidados a participar nesta consulta, que tem como principal objetivo recolher opiniões sobre como antecipar e responder aos desafios e oportunidades que o envelhecimento da população da União Europeia traz, a fim de ajudar a preparar possíveis respostas políticas.

O Livro Verde tem uma abordagem de ciclo de vida, destacando que o envelhecimento afeta todas as idades e gerações e propõe 5 grandes temas de discussão, a saber:

  • Envelhecimento saudável e ativo e aprendizagem ao longo da vida. Promover estilos de vida saudáveis e a aprendizagem ao longo da vida é fundamental para uma vida mais intensa e mais enriquecedora.
  • Melhorar o desempenho do mercado de trabalho. Trazer mais pessoas para o mercado de trabalho, permitir-lhes trabalhar durante mais tempo e melhorar a produtividade ajudaria a compensar a diminuição da população em idade ativa.
  • Modernizar os sistemas de proteção social e combater a pobreza na velhice. Para a maioria das pessoas, a reforma acarreta uma diminuição acentuada dos rendimentos e, para alguns, um risco de pobreza, muitas vezes associada a uma maior necessidade de cuidados de saúde e de cuidados prolongados.
  • Melhorar a resiliência dos nossos sistemas de saúde e de prestação de cuidados. O envelhecimento e a longevidade farão aumentar a procura global de cuidados de saúde e de cuidados de longa duração.
  • Promover a solidariedade e a responsabilidade intergeracionais. A resposta ao envelhecimento da população passa pelo empenho dos jovens e dos idosos, bem como por medidas que promovam a responsabilização e a solidariedade entre as gerações.

Tendo em consideração a dinâmica que está a ser desenvolvida de reflexão e discussão sobre as questões relacionadas com a longevidade e envelhecimento no âmbito do Simpósio InterAções, a Unidade de Missão Lisboa Cidade de Todas as Idades procedeu a uma síntese sobre os temas discutidos, relevando as questões e ideias mais importantes que resultaram das sessões ocorridas até ao momento, contribuindo assim, para o movimento proporcionado pelo Livro Verde para o Envelhecimento lançado pela Comissão Europeia.

Mais informação aqui.

Livro verde sobre o envelhecimento