“Momentos do Cuidador” ofereceu mimos e informação no Beato

21 de Março, 2023
Saco do Projeto Radar

Projeto-piloto juntou dezenas de cuidadores, que ficaram a conhecer algumas entidades às quais podem recorrer na difícil mas nobre tarefa de cuidar de alguém.

Cuidar de quem cuida. Foi em torno desta premissa que a Associação de Moradores Viver Melhor no Beato acolheu, na passada sexta-feira, 17 de março, a iniciativa “Momentos do Cuidador”.

O objetivo foi promover ações de sensibilizam junto de quem tem pessoas a seu cargo de forma a melhorar a vida quer de cuidadores, quer das pessoas por eles cuidadas.

Amandine Bouillet, coordenadora da Associação de Moradores, apresentou o projeto.

“Há muito tempo que se fala dos cuidadores em si, mas quem são os cuidadores? Criámos então este primeiro encontro com uma dinâmica para chamar os cuidadores e podermos depois fazer projetos com estas pessoas: um cafezinho dos cuidadores de forma mais regular, outro tipo de eventos, e até o apoio em casa, porque estão aqui muitos mediadores que podem fazê-lo para que as pessoas se sintam menos isoladas”, referiu.

Ainda segundo aquela responsável, o mais importante é que os cuidadores se valorizem.

“As próprias pessoas normalizam o que fazem, mas têm um grande peso psicológico e físico e muitas vezes nem se apercebem”, alertou.

Projeto RADAR, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Junta de Freguesia do Beato, Médicos do Mundo, Fundação Aga Khan Portugal, Gebalis, Associação de Moradores Viver Melhor no Beato e Exército de Salvação foram as entidades presentes no evento. Representantes de cada uma destas instituições estiveram à conversa com os cuidadores, numa tarde animada que incluiu um lanche, por entre tertúlias com elementos do Núcleo de Gestão e Produtos de Apoio e do Grupo de Autoajuda do Centro de Educação, Formação e Certificação da Santa Casa.

Os cuidadores tiveram ainda direito a pequenos mimos, como massagens de relaxamento.

Projeto-piloto

A iniciativa “Momentos do Cuidador” poderá agora ser replicada noutras freguesias do concelho de Lisboa. Teresa Gonçalves, do projeto RADAR, explicou que a intenção foi alargar este evento-piloto “a toda a comunidade, porque, de hoje para amanhã, todos podemos ser cuidadores”.

Além disso, realçou o papel da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que ali marcou presença de forma informativa.

“Enquanto Santa Casa mostramos que existem ajudas técnicas que podem facilitar os cuidados no dia a dia. Por exemplo, há muitas pessoas que não sabem que existe um lava-cabeças para dar banho à pessoa na cama. Temos aqui uma colega a demonstrar o que existe e como é que as pessoas podem aceder”, acrescentou.

Refira-se, por fim, que no exterior das instalações esteve uma unidade móvel dinamizada pela Associação Diabéticos de Portugal que realizou rastreios aos interessados.