RADAR esteve na ESG Week

4 de Maio, 2023
, Mário Rui André, coordenador da Unidade de Missão “Lisboa, Cidade de Todas as Idades”, discursa

Projeto foi destacado na 2.ª edição do evento coorganizado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

A ESG Week (Environmental, Social, Governance) é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE), que congrega no mesmo espaço representantes governamentais, líderes empresariais, especialistas nacionais e internacionais, academia e organizações da sociedade civil, para debater os grandes temas da sustentabilidade. A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa foi coorganizadora da 2ª edição, que teve lugar entre os dias 17 e 21 de abril, e dinamizou a sessão subordinada ao tema: “Governação Integrada e a Sustentabilidade de Projetos: o caso do projeto RADAR enquanto instrumento Cidade para a prevenção do isolamento e solidão na velhice.”

O objetivo da sessão incidiu na divulgação do projeto RADAR e do programa Lisboa, Cidade de Todas as Idades, enquanto iniciativa que procura transformar a cidade de Lisboa num espaço de vida ativa, autónoma e de participação de todas as pessoas, dando destaque à população 65+.

Na abertura da sessão, Mário Rui André, coordenador da Unidade de Missão “Lisboa, Cidade de Todas as Idades”, começou por lembrar que o projeto RADAR “é um instrumento de um programa mais abrangente para a cidade, o programa ‘Lisboa, Cidade de Todas as Idades’, procurando ter uma atividade colaborativa e integrada para as questões da longevidade e do envelhecimento na cidade.”

“O projeto RADAR, em si, é um instrumento colaborativo que, no fundo, agrega os parceiros importantes da cidade de Lisboa (o Município de Lisboa, a Santa Casa, as 24 juntas de freguesia, a PSP, a Gebalis, a ARS, o ISS, entre outras) e baseia-se na construção de microrredes no território com a ajuda dos radares comunitários – o comércio local – , para a identificação e sinalização dos casos de solidão e de envelhecimento” sem assistência.

Foi sublinhada a importância do trabalho em rede, da governação integrada e as estratégias colaborativas na promoção de uma Cidade Socialmente Sustentável, já que “cada instituição, por si só não tem a capacidade de solucionar a problemática do isolamento e da solidão. É um trabalho de equipa. O projeto RADAR reúne todas as instituições da cidade para dar resposta às necessidades das pessoas. A plataforma partilha informação com cerca de 30 organizações. 4.700 estabelecimentos de comércio local são radares comunitários e cerca de 34.000 pessoas com 65+ estão envolvidas no projeto RADAR”, frisou Mário Rui André.

Foi possível dar a conhecer melhor este projeto através do testemunho e partilha de experiências de alguns dos atores envolvidos, tendo sido o painel constituído por Maria Aurora Dantier, comissária da PSP, Marta Teles, gestora da Responsabilidade Social, Intervenção Comunitária e Parcerias das Farmácias Holon, Vanda Lourenço, Focal Point da Gebalis, Maria Manuela Carvalho, cidadã integrada no projeto RADAR e Miguel Soares, diretor municipal dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa. A moderação coube a Paula Guimarães, coordenadora do GT Cuidadores Informais do Fórum para a Governação Integrada.

A gravação da sessão está disponível aqui.