Santa Casa e Câmara de Lisboa formalizam criação de Centro Local de Informação e Coordenação

7 de Dezembro, 2023
Carlos Moedas e Ana Jorge assinam protocolo

O programa “Lisboa Cidade de Todas as Idades” inicia oficialmente a sua terceira fase, com a assinatura de um acordo com vários parceiros. O documento, assinado hoje, dia 7, prevê a implementação de um Centro Local de Informação e Coordenação, o designado CLIC-LX.

O Salão Nobre dos Paços do Concelho, na Câmara de Lisboa, foi o local escolhido para a provedora da Santa Casa, Ana Jorge, e o presidente da autarquia, Carlos Moedas, assinarem o Acordo Específico do Programa Lisboa, Cidade Com Vida Para Todas as Idades, agora com o nome a conter as palavras “com vida”.

A cerimónia contou ainda com a presença de representantes do Instituto da Segurança Social, da Administração Regional de Saúde de lisboa e Vale do Tejo, da Polícia de Segurança Pública e da Nova Medical School da Faculdade de Ciência Médicas da Universidade Nova de Lisboa, também parceiros do programa.

O acordo recém-assinado marca o início da terceira fase do programa, a qual prevê a concretização de um espaço colaborativo onde todas as organizações parceiras desenvolverão ações e atividades que assegurem a operacionalização das medidas do programa, obedecendo à lógica intersectorial de cogovernação e de governação integrada na área da longevidade e envelhecimento da cidade de Lisboa.

Um propósito que tem como horizonte a criação de dinâmicas de interação e o estabelecimento de estratégias de intervenção transversais à cidade de Lisboa, em estreita articulação com a Rede Social de Lisboa e, em particular, com os verdadeiros operadores estratégicos locais: as Juntas de Freguesia.