Tertúlia Café RADAR. O lugar onde a população sénior pode conviver e partilhar experiências

4 de Agosto, 2022
Tertúlia no Café Radar

Iniciativa coloca seniores a discutirem temas que sejam do interesse dos fregueses. Segunda sessão foi dedicada às relações de vizinhança.

Catarina Fernandes e Inês Gonçalves, mediadoras do Projeto RADAR, vão preparando o cenário de mais uma edição da Tertúlia Café RADAR, uma iniciativa que tem como objetivo convidar a população sénior a sair de casa. A sessão de julho decorreu na Associação de Amigos e Idosos (AAI), na freguesia do Parque das Nações. A AAI é um Radar Comunitário fundamental, já que é um ponto de encontro para os fregueses do bairro.

O facto de esta dinâmica ocorrer num estabelecimento que se constitui como Radar Comunitário significa uma mais-valia, já que estreita relações e promove bairros mais solidários, comunicativos e atentos à população +65 em situação de risco de isolamento e de solidão não desejada.

Henrique foi o primeiro a chegar. Enquanto a sessão não começa, vai contando histórias do alto dos seus 87 anos. Ao longe vê Helena, a vizinha com quem “já não falava há muito tempo”. A Tertúlia Café RADAR também é isso: um lugar de reencontros. Pela tarde fora, Helena e Henrique vão recuperando memórias da juventude e enaltecendo a pertinência da desta iniciativa para “aproximar os vizinhos”. Hoje, o tema da Tertúlia Café RADAR é mesmo esse: as relações de vizinhança.

Em cada Tertúlia Café RADAR o objetivo passa por colocar os seniores a discutirem temas que sejam do interesse dos fregueses. Na primeira sessão, que decorreu em maio, na Pastelaria Zurique, na freguesia do Areeiro, durante quase duas horas as mediadoras do Projeto RADAR e os seniores convidados contaram histórias que aludiam ao tema “Onde é que estava no 25 de abril?”. Ao longo da conversa surgiram debates sobre várias temáticas como os valores da liberdade e humanidade, o impacto da descolonização no país e o regresso dos retornados, e o direito ao voto universal para as mulheres conseguido nas primeiras eleições pós-25 de abril.

A Tertúlia Café RADAR é uma iniciativa organizada em parceria com as juntas de freguesia, parceiro fundamental de atuação na cidade de Lisboa. A próxima tertúlia está agendada para o início de setembro, na freguesia de Benfica.