Tertúlias da Longevidade. O lugar certo para conviver e partilhar experiências sobre os cuidados à população +65

16 de Março, 2023
Participantes nas Tertúlias da Longevidade

A iniciativa pretende ser um espaço onde os vários parceiros da cidade podem encontrar-se para partilhar e refletir sobre temas, ideias, ações e projetos no âmbito da longevidade e do envelhecimento, reforçando, assim, a identidade e a visão inerentes ao Programa Lisboa Cidade de Todas as Idades.

As Tertúlias da Longevidade tiveram o seu início em outubro de 2022 e somam já 14 sessões realizadas em conjunto com os diversos serviços de apoio domiciliário (SAD) da Misericórdia de Lisboa, onde participaram mais de 200 agentes de geriatria e apoio à comunidade (AGAC).

A última sessão foi promovida com o SAD Avenidas, no dia 16 de março, em Alvalade, e foi dedicada ao tema: “Agentes de geriatria e apoio à comunidade e projeto RADAR: duas frentes de atuação com a população 65+ de Lisboa”.

Depois de uma breve apresentação do RADAR, os AGAC e os mediadores do RADAR presentes trocaram ideias e refletiram sobre como o ajudar o próximo, como promover o bem-estar da população mais velha e, ainda, sobre a importância de um olhar atento sobre toda a comunidade.

Os participantes da sessão foram desafiados a definir o RADAR numa palavra, em resposta a três questões: “Como é que eu posso ajudar o projeto Radar?”, “Como posso eu ser uma mais-valia para a população mais velha da cidade, no âmbito de atuação do RADAR?” e “Qual é o objetivo comum que eu e o RADAR temos?”. Deste desafio, concluiu-se que o RADAR tem sido uma evidente mais-valia para a cidade de Lisboa, em especial para a população mais velha.

As Tertúlias da Longevidade pretendem ser um espaço informal, capaz de gerar sinergias e momentos de reflexão e partilha de saberes ligados à área do envelhecimento.

Até ao final de 2023 está planeada a realização de mais sessões da iniciativa, que irão abranger todas as equipas dos dez serviços de apoio domiciliário da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Mantenha-se atento ao calendário de atividades do RADAR, disponível aqui.