Um RADAR atento sobre a cidade

4 de Maio, 2022
Idosos acenam para a fortografia

Perceber quem são, onde e como vivem os idosos em risco é o objetivo do RADAR.

Desde o início deste projeto comunitário, pioneiro em Portugal, que o mesmo tem vindo a solidificar laços não só com a população +65 anos que reside na cidade de Lisboa, mas também com as várias entidades que operam na capital, que são parte fundamental desta iniciativa.

Entre ações de sensibilização e de proximidade, o RADAR continuou a percorrer a cidade de Lisboa e o mês de abril, não foi exceção.

 

Ações promovidas no Dia Mundial da Saúde

O mês começou com a dinamização, por parte da equipa RADAR, de várias atividades integradas no âmbito do Dia Mundial da Saúde (7 abril), em diferentes freguesias da capital.

Em Alvalade a equipa uniu esforços com algumas instituições, como a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa, a Alberto Oculista, a Liga Portuguesa Contra a SIDA, a Associação Amigas Do Peito e a Unidade de Saúde Familiar Parque, com o objetivo de proporcionar um dia diferente à população idosa desta freguesia.

Já no evento que teve lugar no Jardim do Campo Grande, houve lugar a rastreios de saúde, a tertúlias sobre atividade desportiva, ao lançamento da 2.ª edição do “Livro das Sopas” e, ainda, a algumas caminhadas que contaram com participantes do projeto Alvalade ativo.

Ainda desta data, a equipa do RADAR esteve no Jardim do Mercado da Encarnação Sul, na freguesia dos Olivais, onde realizou várias ações de proximidade com o apoio junta de freguesia local, dos Bombeiros de Cabo Ruivo, da Proteção Civil e da Farmácia Central dos Olivais.

 

Ação de sensibilização na Penha de França

Numa ótica de aproximação e de incentivo à manutenção de uma rede de prevenção comunitária, a Farmácia Estácio, já antes reconhecida como radar comunitário, foi revisitada pela equipa do RADAR, no dia 12 de abril. Uma ação que teve o apoio da Junta de Freguesia da Penha de França,

A visita aconteceu no seguimento de algumas sinalizações previamente realizadas pelo estabelecimento, através do Informativo Radar. Foram atualizadas várias entrevistas e realizadas quatro novas integrações na plataforma do projeto.