Sobre nós

O Programa Lisboa Cidade de Todas as Idades é um plano estratégico e integrado para a cidade, que nasce da vontade de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar da população 65+ e de transformar a cidade num espaço de vida ativa, autónoma e de participação plena.

Programa

O Programa Lisboa Cidade de Todas as Idades assenta em medidas concretas e disponibiliza apoios sociais personalizados e flexíveis, capazes de dar resposta à diversidade de situações associadas ao crescente número da população de idade avançada residente na cidade de Lisboa.

Numa lógica de governação Integrada e com base no compromisso dos vários parceiros envolvidos – Câmara Municipal de Lisboa (CML), Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Instituto de Segurança Social (ISS), Administração Regional de Saúde Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT), Polícia de Segurança Pública (PSP), GEBALIS, Juntas de Freguesia e Rede Social – e da própria comunidade, este programa está estruturado em três eixos estratégicos: Vida Ativa, Vida Autónoma e Vida Apoiada, que agregam várias medidas, com vista à promoção da autonomia e à prestação de cuidados qualificados à população 65+.

Eixos
estratégicos

Fórum da Participação LX+65

Espaço de debate para a população e para as organizações, com o objetivo de identificar preocupações e propostas de solução na comunidade.


Cultura +65

Atribuir descontos à população 65+, pela CML e por outras entidades, no acesso a equipamentos e atividades. Sistema de divulgação de programas culturais e lúdicos.


Lisboa +55

Promover a prática desportiva e estilos de vida saudáveis, de forma acompanhada e monitorizada, em parceria com as Juntas de Freguesia.


Passe +65

Facilitar a mobilidade da população 65+, através da aquisição mais acessível de títulos de transporte público.


Apoio ao Associativismo e às organizações da Rede Social de Lisboa

Apoiar organizações de pessoas com 65 ou mais anos, assim como outras entidades que desenvolvam respostas sociais com e para esta população, como as Academias e as Universidades Sénior.


Programa Municipal de Intervenção Comunitária (BIP/ZIP)

Apoiar e valorizar as iniciativas que envolvam parcerias locais interinstitucionais, assim como a capacitação e o desenvolvimento de atividades para a população de idade avançada.


Longevidade, Cidadania e Participação

Promover a participação ativa e a cidadania no espaço público de utentes da SCML e das juntas de freguesia da cidade de Lisboa em projetos de valorização pessoal, social e cultural; Estimular a Intergeracionalidade; Reconhecer o potencial da população 65+.

Serviço de Teleassistência

Serviço de teleassistência domiciliária à população 75+, assim como a todas as pessoas em situação de dependência e/ou incapacidade igual ou superior a 60%.


Casa Aberta – Programa Municipal de Adaptação de Habitação para a Promoção da Segurança e Autonomia

Garantir a realização de intervenções de adaptação e melhoria das condições de segurança e de acessibilidade no interior de habitações particulares de pessoas 65+ ou com grau de incapacidade igual ou superior a 60%.


Acessibilidade Pedonal LX2020

Adaptação do espaço público, nomeadamente passeios, passagens de peões e paragens de autocarro.


Bolsa de Habitação para Pessoas com Mobilidade Reduzida

Integração de fogos de habitação pública municipal no sistema de renda apoiada ou de renda acessível, com tipologia, soluções funcionais e serviços de apoio adequados à população 65+, com autonomia, mas com mobilidade condicionada.


Centros de Saúde

Melhorar a prestação de cuidados de saúde de proximidade, em instalações acessíveis e adequadas a 300.000 pessoas.


Espaços InterAge

Requalificar os centros de dia em espaços intergeracionais e abertos à comunidade, capacitando os vários profissionais.


Serviço de Apoio Domiciliário

Alargar a cobertura de apoio domiciliário, assegurando ou promovendo o acesso a serviços de saúde e de apoio multidisciplinar, capacitando os vários profissionais.


Serviço de Apoio aos Cuidadores Informais

Capacitar os cuidadores informais para uma melhor prestação de cuidados e prevenir o risco de sobrecarga e de stress.

Cuidar em Casa em Lisboa – Equipas de Cuidados Continuados Integrados (ECCI)

Implementar um modelo para a melhoria dos Cuidados Continuados Domiciliários em Lisboa;
Aumentar e melhorar a prestação de cuidados de saúde básicos, integrados com as respostas de apoio social, e dirigidas à população utente de Cuidados Continuados, mas com autonomia para residir só.

Objetivo

O Programa Lisboa, Cidade de Todas as Idades procura garantir espaços de cidadania, autonomia e autodeterminação, investindo em respostas e projetos adequados às diferentes necessidades e expetativas da população 65+ residente na cidade de Lisboa.

Esta estratégia vem reforçar a participação social e comunitária, as redes de solidariedade e de parceria, a promoção de apoios sociais personalizados, integrados e flexíveis, contribuindo para a visão de uma cidade mais justa, coesa e inclusiva para todas as idades.

Várias pessoas a passear no Chiado

Ao investir na requalificação e diversificação das respostas e dos serviços, o programa procura adequar e antecipar soluções, inovando nas metodologias e nos modelos de intervenção, apostando na rentabilização dos recursos existentes e numa cultura organizacional que procure soluções conjuntas que vão ao encontro das expetativas e potencialidades da população 65+ e que estimulem a sua permanência na comunidade, durante o máximo de tempo, com conforto, qualidade e autonomia.

Downloads

Brochura
Programa

Avó e neta abraçadas