Projeto KORALE: Parceiros do ‘Lisboa Cidade Com Vida para Todas as Idades’ reunidos
Estudadas formas de identificação de boas práticas no concelho de Lisboa para combater a solidão e o isolamento.
Os parceiros do Programa Lisboa Cidade Com Vida para Todas as Idades reuniram-se no passado dia 4 de julho com o objetivo de iniciarem as dinâmicas KORALE para identificação de boas práticas no concelho de Lisboa, que visem quebrar o ciclo do isolamento social e da solidão não desejada.
Este processo de identificação passará por desenvolver um conjunto de dinâmicas que vão envolver os stakeholders e convidar projetos que estão a acontecer em Lisboa e que tenham na sua essência a ativação, envolvimento e participação dos cidadãos da cidade em situação de vulnerabilidade e isolamento.
Este é o primeiro desafio do projeto KORALE que levará à identificação de 24 boas práticas europeias, sob as quais serão depurados os fatores de sucesso que permitirão desenvolver novos projetos ou melhorar aqueles já existentes, enformando também o desenho de políticas públicas nesta área de promoção da coesão social.
Assim, se tem em mãos um projeto/programa que visa o combate à solidão e ao isolamento social, esteja atento, pois certamente estará no RADAR para que possa vir a ser convidado para apresentar o que está a fazer. As duas melhores boas práticas – submetidas a um júri KORALE – serão convidadas a participar no próximo encontro da equipa KORALE, que irá decorrer em Viena, na Áustria.
A iniciativa KORALE visa abordar a solidão indesejada entre as populações jovens e idosas em toda a Europa. Um dos principais objetivos é promover a dinâmica colaborativa entre stakeholders na abordagem a esta problemática nas seis cidades/regiões envolvidas: San Sebastian (Espanha), Viena (Áustria), Fingal (Irlanda), Aalst (Bélgica), Central Denmark Region (Dinamarca) e Lisboa (Portugal).
Saiba mais no site do projeto KORALE.