Registo de contactos na plataforma RADAR e as suas mais-valias
Realizaram-se três sessões em webinar sobre a nova funcionalidade.
No intuito de divulgar, sensibilizar e esclarecer eventuais dúvidas, foram levadas a cabo três sessões em webinar sobre a nova funcionalidade “registo de contactos na plataforma RADAR”, nas quais estiveram presentes cerca de 100 técnicos/focal points das várias entidades parceiras do projeto RADAR.
Esta nova funcionalidade na plataforma RADAR permite o registo dos contactos (presenciais ou telefónicos) efetuados com as pessoas 65+ integradas no projeto, dando a visibilidade a esta componente do trabalho desenvolvido diariamente, por todos, de acompanhamento e intervenção junto desta população.
Estes contactos têm-se revelado uma grande mais-valia no trabalho de acompanhamento destas pessoas, pelo que é de realçar que no 1.º trimestre foram efetuados 4.509 contactos telefónicos atendidos, salientando-se um aumento de 400 chamadas atendidas de março para abril, atingindo as 2.000 chamadas atendidas num mês.
Estes contactos telefónicos efetuados por parte da UMLCTI e dos parceiros tornam-se de extrema importância, no sentido de veicular orientações, reavaliar situações em termos de vulnerabilidade e potencialidades, acompanhar pessoas com maior fragilidade e vulnerabilidade socioemocional, devidas, fundamentalmente, à situação de solidão e isolamento social. Também a promoção à participação em atividades lúdicas recreativas, assim como a atualização da plataforma digital e a aferição de novas necessidades, com subsequentes encaminhamentos para as respostas locais.
A UMLCTI esteve particularmente atenta às situações de impossibilidade de contacto com a população 65+, tendo sido dado um maior destaque às pessoas com mais idade e também aquelas que se encontram integradas na plataforma RADAR há mais tempo. Estes casos passaram a ser considerados como prioritários para integração nos planos de contactos presenciais a efetuar em contexto de ação de rua.