CLIC-LX recebe alunos do AGE 15_ATHENS COURSE
Sessão organizada pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e pelo CiTUAS – Centro para a Inovação em Território, Urbanismo e Arquitetura.
No dia 18 de março o CLIC-LX foi palco de uma sessão do Athens Course | Age-Friendly Neighbourhoods: Exploring Collaborative Living and the 15 Minute City, organizada pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e pelo CiTUAS – Centro para a Inovação em Território, Urbanismo e Arquitetura, parceiros portugueses no âmbito do Projeto Europeu AGE 15.
O consórcio AGE 15 enquadra-se num Driving Urban Transition, cofinanciado pela União Europeia, e é liderado pela Universidade de LUNDS, na suécia, tendo como parceiros a Mimar Sinan Arts University, da Turquia; a Fundação de Educação Profissional Superior de Haaglanden, dos Países Baixos; e o Instituto Superior Técnico, de Portugal.

A ênfase do projeto é colocada no conceito da Cidade dos 15 minutos e na articulação deste modelo urbano com as necessidades específicas de uma população envelhecida, garantindo que as soluções urbanas baseadas na proximidade deverão garantir a acessibilidade, a inclusão e a equidade intergeracional, de modo a promover uma abordagem abrangente ao desenvolvimento urbano, sustentável e favorável às pessoas mais velhas.
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) é parceira cooperante através do projeto RADAR, contribuindo para compreender melhor o impacto do conceito da cidade dos 15 minutos no âmbito da problemática das pessoas em situação de solidão não-desejada e isolamento social.
Nesta sessão estiveram presentes 19 estudantes de diversas nacionalidades europeias e provenientes de diferentes campos de estudo tais como o urbanismo, a arquitetura, a engenharia, os transportes e a tecnologias de informação e comunicação.
Foi uma oportunidade para dar a conhecer o papel da SCML de intervenção social na cidade de Lisboa, bem como os objetivos e o modelo de intervenção do Projeto RADAR.